sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto de Pesquisa

Trilha

Integrantes do grupo: Eunice, Marília, Rosa.
Nível de Ensino: Fundamental I
Componentes Curriculares: Português,Matemática, História,Geografia,Artes.
Tema: Conhecendo minha história.
Ano:Ensino Fundamental 1 e 2

Introdução

Todas as pessoas sentem necessidade de conhecer a origem de seu nome, da sua vida. Com a trilha podemos estudar a origem dos nomes, os motivos de cada pai ao denominá-los dessa forma e várias outras curiosidades sobre cada um de nós.

Objetivos

·         Conhecer a origem dos nomes;
·         Fazer uma linha cronológica desde o nascimento de cada um;
·         Descobrir as curiosidades da sua vinda ao mundo;
·         Reconhecer as diferentes origens das famílias.

Pré-requisitos

Os alunos devem saber identificar seus nomes  para a partir daí haver uma pesquisa mais detalhada dos mesmos.

Tempo previsto para atividade

O trabalho englobando todas as disciplinas acontecerá em 4 semanas.

Na sala de aula

·         Escrever os nomes;
·         Reconhecer as letras iniciais e suas semelhanças;
·         Identificar se existem nomes iguais;
·         Mandar pesquisa para casa pedindo informações específicas aos pais;
·         Trabalhar o fichário de nomes em sala de aula;
·         Trabalhar de forma lúdica com boliche de nomes;
·         Organizar grupos a partir da letra inicial do nome.
·         Identificar no mapa a cidade, estado ou país que origina o seu nome.

Questões para discussão

·         Qual a letra inicial do seu nome?
·         Quantas letras o seu nome tem?
·         Te algum colega com o nome identifico ao seu?
·         Quantas vogais tem no seu nome/
·         Quantas consoantes?
·         Qual sua comida predileta?
·         Qual a sua idade?
·         Qual a cor dos seus olhos?
·         Qual a cor dos seus cabelos?
·         Qual a  sua altura?
·         Qual seu peso?
·         Você sabe qual a origem do seu nome?

Na sala com os laptops

·         Escrever seus nomes com o tipo de letra que ele quiser;
·         Ilustrar com os aplicativos do classmates;
·         Pesquisar o significado dos nomes;
·         Verificar a origem do mesmo;

Durante a atividade

·         Conversar com os alunos sobre a origem das coisas;
·         Pedir que eles digitem seus nomes no classmate da forma que quiser;
·         Pedir que os alunos façam a ilustração de sus nomes com os recursos do classmate;
·         Colocá-los para pesquisar o significado e  origem de seus nomes na internet;

Depois da atividade

·         Montar um mural com os trabalhos dos alunos;
·         Montar um blog da sala para socializar as ideias; (Dica de atividade complementar).

Avaliação

No decorrer do processo verificar se todos os alunos estão participando ativamente  engajando-os de uma forma que todos socializem suas pesquisas e conhecimentos prévios e adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário